terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Salvar o Planeta plantando árvores

Nunca na história tivemos uma previsão tão catastrófica do futuro da Terra. O aquecimento do Planeta já começou e as conseqüências são sentidas em várias partes do mundo. Uma das maiores causas é o desmatamento.
O que podemos fazer para evitar uma mudança total do clima? No meu ver, seria recuperar grande parte da mata e da vegetação.
A seguir, vou colocar várias sugestões:
1) Começando com as cidades. Plantar em cada quintal e na frente de cada casa uma ou mais árvores. Nas áreas industriais, em todos os estacionamentos e nas escolas, plantar árvores. Conheço bairros e cidades em que as casas são quase invisíveis de tantas árvores que tem. Veja a foto.
2) Produção Agrícola: estimular, subsidiar a produção agrícola na sombra de árvores, chamada agricultura permanente, agro silvicultura (shade farming). O café na Costa Rica é quase todo produzido na sombra das árvores, no Brasil o cacau também. Muitas frutas, nozes e verduras produzem bem na sombra. O gado também agradece a sombra e certos tipos de árvores produzem um excelente alimento para eles.
3) Preservação Permanente e Reserva Legal: recuperar a Preservação Permanente, que são as matas ciliares na lateral dos rios, córregos, nascentes, açudes, várzeas e declives acima de 45º, topos dos morros etc. Além disso, cada propriedade deve deixar ou recuperar 20% da área com a vegetação original, chamada Reserva Legal.
A produção pode ser usada de uma forma sustentável.

4) Na área rural, nas chácaras, sítios e fazendas, existe muito espaço vazio para árvores que, além de darem sombra, podem proteger as construções e casas contra ventos fortes. Aqui, o bambu tem uma qualidade excelente! Você já viu uma moita de bambu derrubada pelo vento? São os melhores quebra ventos. Nas estradas e rodovias tem muito espaço para árvores pequenas e médias. Faixas de quebra vento têm uma função positiva nas plantações. Segundo Primavesi, aumenta a produção e evita a derrubada de cana, milho e outras culturas.
5) Finalmente, todos nós podemos mudar nosso hábito alimentar, 1 hectare de terra pode alimentar 12 vegetarianos, mas alimenta somente 3 a 4 pessoas que consomem muita carne, leite, queijo, ovos etc. Se o mundo conseguir mudar a alimentação, com menos produtos de origem animal e mais vegetais, poderemos produzir os alimentos com metade da terra. Isso evitaria muito o desmatamento. Além da melhora na saúde, doenças como câncer, diabetes, coração e obesidade diminuiriam muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário